Na hora da compra de material de construção, muitos profissionais acabam se atentando unicamente ao preço. Mas, para economizar de verdade, é preciso ir muito além disso.
Confira a seguir 6 dicas para economizar:
1) Acompanhe de perto a execução física da obra
Quando a engenharia faz um efetivo acompanhamento da evolução da obra, é possível prever quando cada material irá acabar e, assim, organizar melhor a demanda para comprar com antecedência. Dessa forma, há mais tempo para cotar e avaliar diversos fornecedores – e, assim, adquirir materiais mais baratos.
2) Entenda a sua demanda para cotar os fornecedores certos
Segundo Fernando Taricano, Executivo de Contas na Construmarket, é muito importante entender a própria demanda. Se o volume é baixo, o mais indicado é recorrer a fornecedores menores ou a home centers que vendem diversos materiais. Mas, se a demanda é por grandes quantidades, é melhor comprar com fornecedores específicos do material, como representantes ou fabricantes do produto.
3) Qualifique os fornecedores
Antes de focar no preço do material de construção, é muito importante qualificar os fornecedores: conferir se atendem às normas necessárias e se possuem alguma certificação ISO. Além disso, é possível verificar sua reputação na internet, no Reclame Aqui e até com outros clientes.
Assim, é possível evitar surpresas desagradáveis com fornecedores que atrasam a entrega ou, então, entregam um material de menor qualidade do que a esperada. Só depois dessa avaliação é possível se atentar ao menor preço com mais confiança.
4) Utilize a tecnologia a seu favor!
Softwares de gestão como o Construcompras, da Construmarket, auxiliam na compra de material de construção. Nele, você encontra milhares de fornecedores e pode selecioná-los pela geolocalização, dentro de um raio de sua obra que você mesmo determina.
A plataforma conta com mais de 15 mil fornecedores cadastrados e permite que você indique outros para serem inseridos gratuitamente. A equipe Construcompras se responsabiliza por cobrar as cotações dos orçamentos não respondidos, garantindo até 80% de retorno no prazo estipulado.
A proposta de cada fornecedor fica registrada no Mapa de Cotação, possibilitando a realização de contrapropostas e a negociação entre as partes.
À medida em que os fornecedores respondem as propostas, o Construcompras fornece, automaticamente, um mapa comparativo de preços, atualizado com os valores, as contrapropostas e o saving.
Após definir o fornecedor, é possível fechar a compra dentro da plataforma ou por fora, caso a empresa utilize um sistema de gestão próprio. Para ajudar na migração de dados, a plataforma também integra com o Totvs e com o Sienge.
Também é possível utilizar a funcionalidade de aprovação de requisição para o comprador solicitar a aprovação da compra ao gerente de compras. Todas as negociações e transações ficam salvas no histórico e podem ser visualizadas através de filtros.
5) Amplie seu leque de fornecedores
Muitos compradores optam por cotar e comprar sempre com o mesmo fornecedor. Mas, ao receber mais orçamentos, é possível diversificar as cotações para negociar os preços e realizar compras com maior custo-benefício.
“O Construcompras me dá uma diversidade de fornecedores e, assim, o poder de negociação aumenta”, afirma Maria Edenice Bezerra da Silva, analista de suprimentos na Construtora Patriani
6) Centralize sua compra de material de construção
“Quando as compras de diversas obras da construtora são centralizadas em uma equipe de compra, é possível ter tempo para orçar com diversos fornecedores e comprar em escala, diminuindo o preço do produto”, ressalta Taricano.
No Construcompras, por exemplo, é possível realizar compras agrupadas, recebendo uma única cotação para várias obras que terão entregas escalonadas.
COLABORAÇÃO TÉCNICA:
Maria Edenice Bezerra da Silva, Analista de Suprimentos na Construtora Patriani
Fernando Taricano, Executivo de Contas na Construmarket e responsável pela comercialização da plataforma digital Construcompras.
Leia também:
Como driblar a alta dos preços de materiais de construção?