Como comprar materiais para edifícios sustentáveis

maquete de prédio com projetos em volta
maquete de prédio com projetos em volta

Incorporando e construindo edifícios sustentáveis – muitos deles certificados –, a Joal Teitelbaum, de Porto Alegre, acumula experiência na compra de materiais e sistemas ‘verdes’.

De acordo com o engenheiro Jader Teitelbaum, diretor da construtora, devido à visibilidade que a empresa possui no desenvolvimento de projetos sustentáveis, ela é constantemente assediada por fornecedores nacionais e internacionais que desejam apresentar produtos inovadores nesta área.

Filiada ao USGBC (United States Green Building Council) e ao GBC Brasil, a empresa está em permanente contato com novas tecnologias. Atualiza-se, também, com leitura da mídia especializada, congressos e correspondências que recebe.

(…) A consciência de quem trabalha no setor e vende as vantagens de ter um prédio sustentável deve estar relacionada com a responsabilidade de utilizar um sistema de alta qualidade e durabilidade, pois baixo custo de manutenção também é muito importante ao projetar um prédio sustentável Jader Teitelbaum 

Apesar disso, e por se tratar de uma área que exige expertise, o setor de compras da companhia mantém alguns parceiros. “Mas isto não nos deixa acomodados. Estamos sempre abertos a novas parcerias e tecnologias, pois acreditamos que somente com a permanente melhoria dos processos teremos a excelência”, diz Jader.

Até agora não foi necessário desenvolver fornecedores, mas, diz ele, é comum a prática de fomentar em alguns deles o entusiasmo pela sustentabilidade e a importância deste processo.

“Fazemos um paradigma: assim como a maioria dos carros hoje possui vidro elétrico, os quesitos de sustentabilidade serão exigências obrigatórias do mercado no futuro. Como utilizamos tecnologias próprias da sustentabilidade, os projetistas foram obrigados a se atualizar e incorporar estes pré-requisitos em seus projetos”, revela.

Baixe aqui um mapa comparativo de propostas para facilitar seu processo de cotação.

CC COMPRE MATERIAIS DE CONSTRUCAO COM NEGOCIACAO MAIS EFICIENTECC MATERIAL RICO

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS e ETES…

Entre os sistemas que ainda apresentam desafios no momento da compra, estão os painéis fotovoltaicos. “Isto porque continuam em desenvolvimento e, também, em função do custo do produto e dos resultados efetivos”, observa. Já os sistemas de tratamento e reúso de água de esgoto (ETE), por seu processo complexo, pedem fornecedores especializados. E mais: é preciso que o público aceite utilizar uma água com alguma coloração nas caixas acopladas.

“As pessoas admitem o uso de uma água colorida em aeroportos no exterior, mas não aceitam que a água da caixa acoplada de sua casa não seja cristalina. Isto é uma cultura que iremos adquirir pela própria necessidade, pois a cada dia os custos de energia e de água serão maiores, e temos que aprender que os recursos naturais são finitos”, pontua Jader.

Se não houver sinergia e vontade do projetista com o dono da obra em procurar um produto ecologicamente correto, com alto grau de durabilidade e preços competitivos, não conseguiremos atingir a referida especificação Jader Teitelbaum

Economizar nas compras desses itens que, em geral, têm maior valor agregado e com percentual mais elevado em relação ao custo total da obra, pode comprometer o desempenho do edifício.

“O acréscimo de pré-requisitos de sustentabilidade gira em torno de 3% do custo da obra. Acredito que a consciência de quem trabalha no setor e vende as vantagens de ter um prédio sustentável deve estar relacionada com a responsabilidade de utilizar um sistema de alta qualidade e durabilidade, pois baixo custo de manutenção também é muito importante ao projetar um prédio sustentável”, comenta o engenheiro.

A especificação correta feita pelo projetista é determinante para evitar erros ou uma compra pelo menor preço e baixa qualidade.

“Se não houver sinergia e vontade do projetista com o dono da obra em procurar um produto ecologicamente correto, com alto grau de durabilidade e preços competitivos não conseguiremos atingir a referida especificação. O projetista tem o dever de conhecer esse mercado, propor soluções sustentáveis e seus respectivos custos estimados, para que o proprietário da obra tenha o real poder de decisão”, conclui.

Redação AECweb / Construmarket

Leia também:

Compras públicas sustentáveis

Briefing bem-feito ajuda a projetar edifícios de escritórios

Passo a passo para compras sustentáveis

Banner demo construcompras

Colaborou para esta matéria:

Jader Teitelbaum – engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Desde 1991, atua como engenheiro na Empresa Escritório de Engenharia Joal. Teitelbaum onde hoje é Diretor de Projetos e Relacionamento com o Mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *