Logotipo Construcompras, plataforma de gestão de compras de materiais para construção civil

Compra de estruturas metálicas

Antes de iniciar a compra de estruturas metálicas, é necessário projeto de engenharia.
Dois trabalhadores montando uma estrutura de aço

Para iniciar a compra de estruturas metálicas é necessário projeto de engenharia, com um detalhamento mínimo que permita fazer as cotações de preços, com as características da estrutura e como ela se integra ao restante da construção, afirma Patrícia Davidsohn, diretora Executiva da Associação Brasileira da Construção Metálica Abcem.

“A partir desse projeto, o fabricante de estruturas faz um detalhamento preliminar, visando dimensionar os componentes, os materiais necessários, além de estudar a complexidade de fabricação e da montagem, que geralmente é feita pelo próprio fabricante diretamente ou por empresa subcontratada por ele.

Ao comprar estruturas metálicas, não é feita a aquisição de materiais e sim de uma estrutura montada, pronta para integrar-se ao restante da construção”, ressalta.

A produção da estrutura metálica é feita totalmente em fábrica e levada ao local da obra para montagem. Todos esses aspectos precisam ser levados em consideração pelos responsáveis das áreas de compras na escolha do fabricante. É uma compra técnica que, além dos trâmites comuns de ordem administrativa e comercial, requer a análise de especialistas – engenheiros e arquitetos

A compra de estruturas metálicas para uma obra precisa ser feita com assessoria de engenheiros especializados ou arquitetos. “Cada caso é diferente e os cuidados estão geralmente ligados ao tamanho da obra e à complexidade da estrutura.

Como em qualquer situação, o cuidado inicial é na escolha dos fabricantes que serão consultados, incluindo sua capacidade fabril, organização técnica, certificações de qualidade, experiência no segmento – se é uma obra para uso industrial, comercial ou residencial –, reputação no mercado, solidez e confiabilidade”, explica Patrícia.

Baixe aqui um mapa comparativo de propostas para facilitar seu processo de cotação.

CC NEGOCIACAO E COMPRAS PARA A CONSTRUCAO CIVILbanner

O sistema utiliza componentes de diferentes formas e dimensões. Segundo ela, em obras mais complexas os projetos requerem a fabricação de peças especiais, compostas por diferentes tipos de produtos – perfis, chapas, tubos – além das ligações que podem ser soldadas ou parafusadas.

“A produção da estrutura metálica é feita totalmente em fábrica e levada ao local da obra para montagem. Todos esses aspectos precisam ser levados em consideração pelos responsáveis das áreas de compras na escolha do fabricante. É uma compra técnica que, além dos trâmites comuns de ordem administrativa e comercial, requer a análise de especialistas – engenheiros e arquitetos”, afirma.

De acordo com a diretora, no Brasil, devido à tradição da construção convencional, não existem muitos profissionais de compras especializados na negociação de estruturas metálicas. 

“Entretanto, sendo a estrutura um componente que representa geralmente cerca de 20% do custo de uma obra cuja integração é de fundamental importância para o êxito na execução do projeto, é essencial que durante o processo de aquisição exista um trabalho integrado das equipes de compras com a organização técnica da construtora. Ou ainda uma boa assessoria externa composta por profissionais de engenharia, arquitetos, projetistas, técnicos em edificações entre outros”.

“Além da busca por bons fornecedores, no momento de contratação da obra é importante estabelecer etapas de inspeção e fazer a verificação tanto dos materiais como do processo de fabricação e montagem”, explica a diretora. Outro requisito que deve ser avaliado são os certificados de qualidade.

“O aço é um material fornecido ao mercado, tanto através dos fabricantes quanto pelos distribuidores e revendedores. Assim, verificar se o produto tem garantia de qualidade é fundamental”.

Além de acompanhar todo o processo de fabricação das estruturas, o principal é seguir a montagem. E qualquer irregularidade percebida pelos responsáveis pela obra deverá ser reportada ao setor de compras

De acordo com Patrícia, o momento da entrega do produto não exige grandes preocupações. “Além de acompanhar todo o processo de fabricação das estruturas, o principal é seguir a montagem. E qualquer irregularidade percebida pelos responsáveis pela obra deverá ser reportada ao setor de compras”.

E completa: “Uma obra em aço se diferencia das demais pelo tipo de material utilizado e pelo processo de fabricação, que é feito fora do canteiro e trazido para a obra para simples montagem”.

Norma Técnica

O departamento de compras deve verificar se a empresa fabricante atende as normas técnicas brasileiras vigentes. Uma das principais inovações introduzidas pela norma de projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto para edifícios, a ABNT NBR 8800:2008, diz respeito às exigências para garantir que, independente da estrutura projetada, seja alcançada a vida útil prevista para o ambiente existente, com a manutenção preventiva especificada, dentro das condições de carregamento impostas.

No Anexo N (normativo) dessa norma, que trata da durabilidade de componentes de aço frente à corrosão, são apresentadas informações sobre a qualificação do ambiente, escolha do sistema de proteção e detalhamento de projeto.


Banner demo construcompras

Leia também:

Preço não é o único critério na escolha do fornecedor

Compra de concreto exige conhecimento de normas técnicas e concreteiras


Redação AECweb / Construmarket


Colaborou para esta matéria

Patrícia Davidsohn – Formada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com MBA em Marketing pela USP/FEA. Possui 15 anos de experiência na área de marketing da multinacional Haironville do Brasil Indústria e Comércio Ltda, atual Perfilor, indústria e comércio de telhas metálicas. Desde 2005 é diretora Executiva da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM).

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

Construcompras ferramenta digital para compra de materiais de construção.

Comece já a economizar até 30% nas suas compras.