Compradores têm formação técnica e multidisciplinar

Pessoas em uma mesa conversando em um ambiente de estudo.

O setor de Compras e Suprimentos enfrenta uma exigência cada vez maior por compradores de formação técnica e qualificados.

“Hoje, ou esse profissional é especializado ou está fora do mercado. Quem encabeça o setor são engenheiros, gerentes financeiros e administradores formados”, afirma Maria Célia de Moraes Bourroul, diretora Executiva da Bourroul Consultoria – empresa que oferece treinamentos e consultoria em gestão.

Segundo ela, justamente pelo fato de a área ter deixado de ser um suporte e se tornado estratégica, requerendo profissionais competentes, houve um aumento expressivo na procura por cursos de especialização.

Hoje, ou esse profissional é especializado ou está fora do mercado. Quem encabeça o setor são engenheiros, gerentes financeiros e administradores formados. ” Maria Célia de Moraes Bourroul

Entre as habilidades que o profissional busca desenvolver estão estratégia empresarial; gestão financeira, de pessoas e de produção; marketing estratégico empresarial; operação logística e cadeia de suprimentos; fundamentos de logística integrada; e capacitação da cadeia de suprimentos.

“Também é importante que consiga atuar na gestão financeira, com conhecimentos sobre tributos, matemática financeira, análise de risco, negociação e planejamento estratégico”, diz Bourroul.

Formação técnica e MBA

Quem deseja se especializar tem duas possibilidades de cursos, os técnicos e o MBA. A formação técnica é indicada para aqueles que não concluíram o nível superior.

A grande dificuldade nessa modalidade de ensino é que não existe um único curso técnico que englobe todas as disciplinas necessárias para se formar um bom profissional de compras e suprimentos.

“Entre os cursos, é possível mencionar os oferecidos pelo Senac e Senai, com aulas voltadas para fundamentos de logística, armazenagem, gestão de produção, transportes, entre outras”, recomenda a profissional.

A complementação da formação pode ser feita através de cursos de áreas específicas, como gestão de pessoas, questões tributárias e gestão financeira.

Já para os profissionais que concluíram o ensino superior, a melhor opção é o MBA. Esse tipo de curso é completo e aborda praticamente todas as habilidades necessárias.

Há, ainda, a necessidade de se apresentar um trabalho de conclusão, que posteriormente pode ser implementado na construtora a fim de melhorar seus processos.

Competências necessárias

Os compradores podem recorrer aos cursos para desenvolver diversas competências necessárias para a função, como os conhecimentos em logística.

“Atualmente, não há como uma construtora ter sucesso sem um sistema de logística integrado ao de suprimentos e compras”, avalia Bourroul.

O comprador deve ser capaz de orientar o fornecedor desde o pedido até a entrega, optando pela logística mais sustentável possível.

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O profissional deve também conseguir desenvolver uma rede global de fornecedores. Por isso, tem de estar atento às técnicas modernas de gestão, não só financeira, como também de pessoas e corporativa.

“Já a importância em ser conhecedor de finanças se explica pela possibilidade em reduzir os custos de importação e melhorar a lucratividade”, comenta a especialista.

Habilidade desenvolvida em muitos cursos é a de pensar em longo prazo. Conhecimentos em comunicação são fundamentais, já que o profissional constantemente organiza apresentações para fornecedores ou clientes internos.

“Para melhorar a capacidade de se expressar corretamente, existem cursos de oratória, comunicação estratégica e comunicação verbal e não verbal. Essa competência o profissional deve desenvolver ao longo da carreira”, fala Bourroul.

Para atuar na área de compras, o profissional deve ser ético, já que esse setor é um dos mais suscetíveis à corrupção. “Existem cursos nesse sentido, mas eu não acredito que as pessoas devem passar por aulas para se tornarem éticas. Ou essa característica existe ou não existe. O profissional se prova ético através de seu comportamento e atitudes”, destaca a especialista. Ter conhecimentos sobre engenharia e arquitetura também é desejável.

Quando o setor de compras recebe projetos com especificações incompletas, os responsáveis precisam conseguir identificar a falha e encaminhar para o projetista solicitando esclarecimentos.

É importante para a construtora conseguir ratear esse valor com seus colaboradores, pois ter um profissional especializado é sempre positivo para a empresa.. ” Maria Célia de Moraes Bourroul

Investimentos para formação técnica

Construtoras modernas conseguem, dentro do possível, ministrar cursos e treinamentos para seus funcionários. Por outro lado, quando as empresas não oferecem apoio, o profissional tem de arcar sozinho com os investimentos para os cursos.

“É importante para a construtora conseguir ratear esse valor com seus colaboradores, pois ter um profissional especializado é sempre positivo para a empresa”, finaliza Bourroul.

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Redação AECweb / Construmarket


Colaboração técnica

Maria Célia de Moraes Bourroul – Psicóloga com formação em Administração de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Psicodrama.

Tem mais de 25 anos de experiência profissional com ênfase em Recrutamento e Seleção de Pessoal, Coaching, Assessment, Administração de Recursos Humanos, Planejamento, Desenvolvimento e Treinamento de Pessoal, Administração de Cargos e Salários, Plano de Carreira, sistemas de Qualidade e Gestão empresarial.

É diretora Executiva da Bourroul Consultoria – uma empresa especializada em Treinamentos e Consultoria em Gestão. Autora de diversos artigos publicados, como:

O profissional do futuro, O perfil do executivo brasileiro, Ser Humano.com, Empregabilidade, Entusiasmo; O trabalho ideal para você; Criatividade nas Empresas, Produtividade, Intuição – uma poderosa ferramenta de gestão empresarial, Tecnologia e Inovação.
Autora dos livros Cara Metade e Cais do Oposto.

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