Logotipo Construcompras, plataforma de gestão de compras de materiais para construção civil

Gestão de suprimentos centralizada

Entenda o que são as compras centralizadas e quais são os seus benefícios!

gestao de suprimentos centralizada 1

O setor de suprimentos desempenha um papel crucial no negócio da construção civil, impactando diretamente nos custos, na qualidade e na eficiência das obras.

Ele é responsável pelo fornecimento contínuo de insumos e materiais para os canteiros, negociando preços e prazos e garantindo o atendimento e a qualidade dos fornecedores.

Mas como fazer uma boa gestão de suprimentos, em uma indústria que depende de abastecimento contínuo e boas negociações para sua produção?

A seguir, confira como a adoção do modelo de compras centralizado pode ajudar a driblar esse desafio e a tornar as empresas mais competitivas.

Leia também: Suprimentos, a alma do canteiro

Como funciona a gestão de compras centralizada?

Diferentemente do sistema de compras descentralizado, no qual as compras são feitas por vários setores e profissionais diferentes, no modelo centralizado uma única equipe fica totalmente responsável pelas tarefas de cotação, aquisição e negociação dos melhores preços e prazos de produtos e serviços destinados às obras e aos escritórios.

Esse modelo é particularmente indicado em organizações com várias unidades de negócios ou, como é o caso da construção civil, com diversos empreendimentos sendo construídos e gerenciados ao mesmo tempo.

A ideia central é buscar a sinergia nas negociações, com ganhos de escala e melhor aproveitamento da ferramenta de compras.

Há dois tipos de sistemas. Um sistema totalmente centralizado, abrangendo as etapas de negociação com fornecedores e operacionalização dos pedidos e acompanhamento das entregas nas unidades ou nos canteiros, e um modelo misto.

No último, a definição das políticas de compras e as negociações de insumos estratégicos são centralizadas, mas a efetivação das compras cabe às unidades de negócios, que ficam mais livres, inclusive para formatar os contratos quando necessário.

Por que investir na centralização das compras?

Quando bem estruturado, o setor de suprimentos é fundamental para as empresas que pretendem ser competitivas no setor da construção civil.

É esse setor que define o que deve ser adquirido, compara os fornecedores, define as melhores propostas, realiza as ordens de compras e os pagamentos.

Com uma boa gestão de compras, fica muito mais fácil alcançar redução dos custos e de prazos de entrega, aumentando a lucratividade e até mesmo garantindo a sobrevivência de uma empresa no mercado.

A adoção do modelo centralizado de compras para abastecer os canteiros e os escritórios pode ser uma boa estratégia para alcançar bons resultados.

Um dos maiores benefícios de contar com uma estrutura de compras integralmente centralizada é a possibilidade de ter uma a visão global de toda a operação.

CC NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE VENDAS

Poder de negociação e bom relacionamento com os fornecedores

Na prática, a compra centralizada aumenta o poder de negociação, reduzindo não apenas os preços unitários, como o custo total da aquisição. Quanto maior for o volume negociado de uma única vez, mais favorável será o preço da contratação.

Com uma equipe de compras especializada, é possível atingir os melhores preços e melhorar as etapas de planejamento e acompanhamento das compras.

Como os dados das compras centralizadas são coletados a partir de um único setor, é possível verificar e ter um controle maior do desempenho do departamento, além de calcular o total economizado em cada negociação e fazer ajustes quando necessário.

Por fim, a relação com os fornecedores pode melhorar bastante no modelo de compras centralizadas. O relacionamento entre fornecedor e comprador tende a ficar mais próximo e alguns descontos ou regalias podem ser mais facilmente conquistados.

Mas vale lembrar que nesse modelo o número de procedimentos pode ser maior. Os processos geralmente são menos flexíveis e mais burocráticos, e os prazos de entrega também podem ser mais esticados. 

Cuidados na compra centralizada

A gestão de suprimentos centralizada pode contribuir bastante nas etapas de planejamento e acompanhamento das compras.

Mas para que ela seja, de fato, benéfica para as construtoras e incorporadoras, é preciso que o gestor de suprimentos observe alguns cuidados.

Antes de qualquer aquisição de materiais e suprimentos, é necessário estruturar um planejamento eficaz de custos, contendo três pontos fundamentais: o desenho do plano de compra, o orçamento devidamente calculado para a aquisição dos insumos e materiais e a definição das atribuições de cada profissional envolvido no processo. 

O ideal é sempre contar com bons profissionais de compra. Eles devem ser menos direcionados às tarefas de cotação e mais focados na negociação de valores e prazos.

As etapas de cotação e avaliação dos melhores preços, geração e gerenciamento dos pedidos pode ser feita com sucesso com a ajuda de softwares específicos para isso, como é o caso do Construcompras, da Construmarket.

A plataforma permite fazer solicitações de orçamentos junto aos fornecedores de materiais e serviços antes e durante a obra. Com ela, também é possível comparar os preços entre eles, possibilitando às empresas reduzir custos sem perder a qualidade.

Através de um mapa comparativo, o gestor de compras pode ter acesso às respostas das cotações e visualizar com maior clareza preços, condições e prazos, além de fazer outras análises.

Vantagens de centralizar a área de suprimentos:

  • Facilita o planejamento e o acompanhamento das compras;
  • Padroniza processos e procedimentos;
  • Fortalece a marca da empresa junto ao mercado fornecedor;
  • Aumenta o poder de barganha;
  • Reduz a base de fornecedores;
  • Proporciona uma gestão mais eficiente de contratos e fornecedores;
  • Alcança um saving mais agressivo;
  • Possibilita organizar equipes de compras por categorias;
  • Identifica oportunidades através da consolidação de demandas.

Conclusão

A gestão de suprimentos centralizada permite um planejamento muito mais efetivo das compras, cuidado essencial para garantir que a linha de produção dos canteiros continue em plena atividade.

Quando feita por profissionais competentes, pode aumentar consideravelmente o poder de negociação das construtoras, diminuindo custos e aumentando a lucratividade dos negócios.

Mas não se esqueça de que essa modalidade de compra tem características bastante específicas e exige que as construtoras e incorporadoras contem com compradores especialistas em negociações.

E mais: não abra mão de usar um bom software de gestão de suprimentos que auxilie esses profissionais, como o Construcompras, maior plataforma para compra e venda de materiais e serviços para a construção civil no Brasil.

TEXTO: Gisele Cichinelli

AGENDE UMA DEMOConstrucompras

LEIA TAMBÉM:

Boa negociação depende do poder de barganha

Confira os atributos de um bom fornecedor

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

Construcompras ferramenta digital para compra de materiais de construção.

Comece já a economizar até 30% nas suas compras.