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Por que integrar sistema de compras, ERP e software de gestão

A integração dessas tecnologias possibilita o compartilhamento automático dos dados, economizando tempo e dinheiro. Conheça outras vantagens!
Imagem de várias pessoas segurando uma ferramenta e unindo elas em um círculo

Um software ERP, como o Sienge e o Totvs, auxilia no planejamento dos recursos de uma empresa. Ele integra de forma automatizada os diversos aplicativos importantes para uma corporação, como o sistema de compras e outros utilizados pelo financeiro, pela produção, pelo RH e outras áreas. Assim, permite a integração do banco de dados e compartilhamento das informações entre eles, facilitando os processos e a rotina diária.

Sistema de compras é um software utilizado para gerenciar todos os procedimentos relacionados às compras, como gestão de fornecedores, quantidade de material, prazos e orçamentos. Ele é capaz de estruturar todo o processo, atendendo às necessidades da obra quanto à entrega de materiais dentro do prazo e com a qualidade esperada.

Um software de gestão de compras como o Construcompras permite organizar os orçamentos de mais de 15 fornecedores diferentes, analisar as propostas e negociar de forma rápida pela própria plataforma. Além disso, é possível visualizar um mapa comparativo de preços que ajuda a decidir o fornecedor ideal e a calcular o saving – tudo isso de forma automática.

Integrar as três tecnologias possibilita o compartilhamento automático dos dados, o que economiza tempo e dinheiro, pois não é preciso reescrever informações de forma manual entre os aplicativos.

Vantagens de ter um sistema de compras

Ao adotar um sistema de compras, é possível integrar e facilitar a comunicação entre as diversas equipes responsáveis pelas compras, como a do financeiro, a do estoque e a do contas a pagar. Assim, elas conseguem acompanhar as formas de pagamento, datas de vencimento e outras informações importantes.

É possível organizar melhor o estoque e fazer as compras com antecedência, garantindo que não faltará nenhum material. Ao digitalizar todo o processo, também se evita erros humanos na digitação e no controle. A construtora consegue, ainda, se organizar melhor e fazer pedidos de várias obras ao mesmo tempo, comprando em maiores quantidades e menores preços.

Sistemas de compras que se integram a um sistema ERP também simplificam a gestão de relatórios de desempenho. Dados relevantes ficam à disposição para tomadas de decisões estratégicas como, por exemplo, perceber que um determinado fornecedor tem atrasado as últimas entregas e, então, definir pela continuidade ou não da parceria. Ou, ainda, identificar quais obras estão gastando mais com material para poder interferir caso necessário.

Também é possível privilegiar a qualidade ao invés de escolher apenas pelo critério do menor preço. “No final da obra, conseguimos garantir a entrega do melhor resultado”, afirma Maysa Chaves, Analista de Suprimentos na Cury Construtora .

A fim de garantir a qualidade da obra, a construtora só utiliza produtos com certificados PBQP-H e ISO 9001. O Memorial da Caixa determina algumas regras de aplicação e especificação, limitando o uso de materiais que seguem as normas técnicas e tenham passado nos testes de qualidade. Com o sistema de compras, é possível qualificar os fornecedores para auxiliar em compras futuras.

Leia também: como integrar Construcompras e Sienge?

CC COMPRE MATERIAIS DE CONSTRUCAO COM NEGOCIACAO MAIS EFICIENTECC MATERIAL RICO

Sistema de compras integrado com plataforma de gestão de compras

A Cury Construtora utiliza o Sienge integrado com o Construcompras. A princípio, a empresa aderiu ao software com o objetivo de aumentar a carteira de fornecedores, mas conseguiu também agilizar todo o processo de compras, importação de insumos e exportação de cotações. “A automatização dos lançamentos sem dúvida ajudou muito”, afirma Chaves.

Segundo Fernando Taricano, Executivo de Contas na Construmarket, a plataforma centraliza os processos de compras em um só lugar. Ela também otimiza o tempo do usuário, pois é possível acessar uma base qualificada e solicitar o orçamento para até 15 fornecedores, mantendo a cotação em aberto para outros que queiram enviar uma proposta.

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Chaves considera que a integração com o Sienge auxilia bastante, pois facilita a administração de solicitações mais longas. Além disso, automatiza a exportação dos preços e a análise do centro de custo.

A Construcompras libera, de forma automatizada, um mapa de comparação de preços que ajuda a visualizar os produtos mais baratos e permite a negociação e contrapropostas. As mais de 5 mil construtoras ativas na plataforma já conseguiram mais de 30% de economia nas compras.

Para Taricano, o grande diferencial é a equipe humana que cobra dos fornecedores o envio dos orçamentos até a data-limite. Assim, a plataforma garante o retorno de até 80% dos orçamentos dentro do prazo determinado.


TEXTO: Rafaela Assali 


Colaborou para esta matéria:

Maysa Chaves – Analista de Suprimentos na Cury Construtora

Fernando Taricano, Executivo de Contas na Construmarket e responsável pela comercialização da plataforma digital Construcompras.


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