7 dicas para melhorar o processo de compra de materiais 

Boas estratégias e o uso de plataformas digitais podem contribuir para otimizar os processos de compra de materiais das construtoras. Saiba como! 

A aquisição de materiais é uma etapa importante para o sucesso de qualquer empreendimento. 

É durante o processo de compra de materiais que todos os itens e insumos necessários para a construção de uma edificação são selecionados, encomendados, faturados, pagos e entregues no local da obra. 

Um processo de compra pode ser considerado eficiente quando a empresa consegue adquirir os itens com qualidade, quantidade, custo e prazos perfeitos. 

A seguir, confira sete dicas para melhorar o processo de compra de materiais da sua empresa: 

1. Enxergue além do preço 

Ao analisar o custo de uma compra, é preciso considerar muitos fatores além do preço do produto ou do insumo em si. Uma aquisição é bem-sucedida quando acerta na especificação, no custo e no fornecedor.  

Por isso, evite focar apenas no preço cotado e leve em conta variáveis importantes como disponibilidade de entrega, prazo de pagamento, confiabilidade do fornecedor, capacidade de armazenamento e de transporte e ainda os custos de descarte de cada material.  

2. Aposte na segmentação das compras 

Essa é uma boa dica para organizar os itens que devem ser comprados. Um critério que pode ser usado é seguir uma ordem de material com maior demanda. Assim, é possível ter uma ideia dos pedidos que são prioritários ou mais urgentes. 
Segmentar a especificação da cotação também é uma prática que ajudará o comprador a obter os melhores resultados para cada item.  

“Ainda é comum que as construtoras façam solicitações de materiais diversos em uma mesma requisição, o que dificulta os processos de cotação e de negociação. O ideal é segmentar a cotação por tipologia de material, filtrando as requisições na própria obra”, explica Fernando Taricano, executivo de contas da Construmaket. 

3. Comunique-se claramente com o seu fornecedor 

Como em toda atividade humana, a boa comunicação é fundamental no processo de negociação e de compra dos insumos para a construção civil. 

É preciso que haja bastante clareza e objetividade durante a etapa de aquisição de materiais, garantindo que não haja mal-entendidos entre as partes envolvidas.  

Ao comunicar-se com eficiência, é possível evitar perdas de tempo e dinheiro e ainda pensar em soluções rápidas para possíveis problemas que possam aparecer no meio do caminho. 

4. Conte com parceiros confiáveis 

Confiança e respeito são as chaves para ser bem-sucedido no processo de compra de materiais para uma obra. Por isso, é essencial ter muita disposição de ambas as partes para construir uma parceria forte de negócios. 

Lembre-se sempre de rastrear o histórico da empresa fornecedora e checar sua confiabilidade. Preço bom é um grande diferencial, mas essa vantagem pode se diluir se o fornecedor não tiver capacidade de entregar os insumos no prazo acordado.  

5. Conte com um departamento de compras bem estruturado 

Cabe a esse setor encontrar todos os materiais com boa qualidade e preços competitivos, buscando as melhores negociações que permitam aumentar a lucratividade e a competitividade das empresas.  

Esse departamento deve ser muito eficiente, pois ele garantirá que a produção nos canteiros esteja sempre abastecida, evitando paralisações desnecessárias, ociosidade dos funcionários e, consequentemente, perdas financeiras e atrasos.   

Os profissionais de compra devem conhecer todos os processos e saber comprar focando no preço, na qualidade, nos prazos de entrega e nas formas de pagamento. Eles também devem ser capacitados para avaliar e selecionar os fornecedores de modo eficiente.  

6. Adote um pensamento estratégico  

A variedade de cuidados a serem adotados para tornar o processo de compra bem-sucedido é enorme, mas tudo pode ir por água abaixo se os profissionais responsáveis esbarrarem no uso de procedimentos obsoletos, como envio de e-mails, troca de mensagens de textos que se perdem ou planilhas em papel. 

O ideal é pensar estrategicamente e adotar uma abordagem baseada em valor para a aquisição de materiais. Os gerentes de compras devem ser capacitados para atingir todo o potencial de economia de cada projeto. 

NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE VENDASBanner post 3

7. Busque tecnologias adequadas 

Para deixar de lado fluxos de trabalho arcaicos, aposte em tecnologias que otimizam a etapa de aquisição de materiais.  

Com as ferramentas corretas, é possível conectar obra, escritório e os fornecedores, digitalizando todo o fluxo de trabalho de aquisição de insumos. 

Elas permitem aos profissionais de compra substituir todos as ações manuais, melhorando o gerenciamento e o rastreamento dos fornecedores.  

A tarefa de buscar, selecionar e escolher fornecedores de materiais de construção pode ficar muito mais fácil com o apoio da tecnologia. 

Como o Construcompras facilita o processo de compra de materiais?

O uso de softwares de gestão de compras, como o Construcompras, da Construmarket, permite que o usuário encontre milhares de fornecedores e possa selecioná-los pela geolocalização, dentro de um raio da obra.   

A plataforma conta com mais de 15 mil fornecedores cadastrados e permite que o comprador indique outros para serem inseridos gratuitamente. A equipe do Construcompras cobra as cotações dos orçamentos não respondidos, garantindo até 80% de retorno no prazo estipulado.  

A proposta de cada fornecedor fica registrada no Mapa de Cotação, possibilitando a realização de contrapropostas e a negociação entre as partes.  

À medida que os fornecedores respondem as propostas, o Construcompras fornece, automaticamente, um mapa comparativo de preços, atualizado com os valores, as contrapropostas e o saving.    

Após definir o fornecedor, é possível fechar a compra dentro da plataforma ou por fora, caso a empresa utilize um sistema de gestão próprio. 

Melhore o processo de compra de materiais com uma plataforma de gestão de compras! Conheça o Construcompras.

Conclusão 

O processo de compra de materiais é estratégico para as empresas que desejam se manter fortes no mercado da construção civil.  

Com uma série de cuidados, é possível facilitá-lo e torná-lo ainda mais eficiente.  

A plataforma digital Construcompras, o mais completo hub de plataformas digitais, conteúdo e inteligência de mercado para a construção civil, facilities e manutenção industrial do Brasil, oferece a melhor solução para otimizar a gestão de compra da sua construtora. 

TEXTO: Gisele Cichinelli  

COLABORAÇÃO TÉCNICA 

Fernando Taricano – executivo de contas da Construmarket  

LEIA TAMBÉM: 

Suprimentos, a alma do canteiro 

Construtoras devem conhecer práticas de responsabilidade social 

Receba Novidades da Construção Civil

    Posts Relacionados

    5 dicas para fechar mais negócios com Sienge Construcompras

    5 dicas para fechar mais negócios com Sienge Construcompras

    Por meio do Sienge Construcompras, sua empresa transforma os desafios em verdadeiras oportunidades. Com uma plataforma centralizada e integrada, é possível otimizar o tempo, reduzir custos e ampliar o acesso a compradores confiáveis. 

    Como utilizar a Planilha Mapa de Cotação de obra 2.0 do Construcompras?

    Como utilizar a Planilha Mapa de Cotação de obra 2.0 do Construcompras?

    A precisão e a agilidade na gestão de compras são duas características fundamentais para garantir a competitividade e o controle de custos de uma obra. Com o grande número de fornecedores e materiais envolvidos, ter uma ferramenta eficaz para organizar e comparar cotações torna-se um grande diferencial.  A Planilha Mapa de Cotação de Obra 2.0 […]

    Como funciona o setor de compras de uma empresa de construção?

    Como funciona o setor de compras de uma empresa de construção?

    Entenda como funciona o setor de compras de uma construtora ou incorporadora e aproveite as dicas que separamos para otimizar os processos nesta área.