Logotipo Construcompras, plataforma de gestão de compras de materiais para construção civil

O que é cadeia de suprimentos na construção civil?

Entenda o que é a cadeia de suprimentos na construção civil e qual a importância para a gestão de suprimentos.
cadeia de suprimentos na construção civil


Você sabia que a gestão de suprimentos está estritamente ligada com os resultados e a lucratividade que uma empresa pode alcançar?

Com um gerenciamento eficiente dos suprimentos, é muito mais fácil controlar as variáveis da cadeia da construção civil, aumentar a produtividade e reduzir os custos da obra.

Melhore suas habilidades com nosso Kit de negociação e compras para construção civil

Mas o que são suprimentos na construção civil?

Antes de entender o que é a cadeia de suprimentos, é importante entender o que são os suprimentos propriamente ditos.


Na construção civil, os suprimentos são todos os elementos necessários para que uma obra seja executada, tais como materiais, equipamentos, insumos, peças e até mesmo a mão de obra que será envolvida na construção. Assim, itens como cimento, areia, aço, argamassa, fechamentos, revestimentos, portas, esquadrias, janelas, tubos, conexões, torneiras e tintas podem ser considerados como suprimentos.


Entram nessa extensa lista também qualquer serviço que apoie a construção, como andaimes, escoramentos, formas, gruas, guindastes e elevadores e ainda os operários e projetistas contratados pelas construtoras e incorporadoras.

O que é cadeia de suprimentos na construção civil?

Agora que você entendeu quais são os itens que podem ser considerados suprimentos na construção civil, vamos entender o que é a cadeia de suprimentos.


Também conhecida como cadeia logística ou supply chain, a cadeia de suprimentos nada mais é do que um conjunto de práticas que envolvem a compra de produtos e matérias-primas, armazenagem, desenvolvimento e outros processos necessários para produzir um empreendimento e entregá-lo ao futuro comprador.


Ela é tão importante quanto o setor financeiro das empresas, porque garante o abastecimento da obra e controla e monitora cada insumo ou serviço desde o fornecedor, passando pelo depósito do canteiro até a sua aplicação em um local específico da obra. Vale lembrar que na construção civil, a cadeia de suprimentos apresenta características muito próprias.


Como cada empreendimento é diferente um do outro, os suprimentos podem variar muito. Isso dificulta o planejamento, o controle e a padronização dos processos de compras. Em grandes obras, a cadeia de suprimentos envolve uma grande quantidade de fornecedores, o que acaba também exigindo uma gestão muito cuidadosa e eficiente.

O que é gestão da cadeia de suprimentos?

Resumidamente, a gestão da cadeia de suprimentos nada mais é do que o gerenciamento do fluxo dos recursos usados para atender todas as demandas da construção civil, como materiais e mão de obra.


Esse gerenciamento envolve a compreensão da rastreabilidade de produtos e serviços, organizações, logística, pessoas, atividades, informações e recursos que transformam matérias-primas em um produto acabado que seja adequado a sua finalidade.


O objetivo da gestão da cadeia de suprimentos é melhorar os resultados e reduzir custos. Para atingi-lo, é fundamental que leve em conta todas as etapas construtivas. São elas:

  • Planejamento do projeto;
  • Seleção e gestão de pessoal;
  • Escolha e relacionamento com a cadeia de fornecimento;
  • Monitoramento geral: quanto mais dados, maior controle;
  • Processo construtivo de qualidade;
  • Entrega do produto final conforme expectativas do cliente;
  • Atendimento ao cliente, incluindo assistência técnica.
negociacao e compras


O que faz o setor de suprimentos?

A gestão da cadeia de suprimentos será feita pelo setor de suprimentos, também conhecido como departamento de compras.
Esse departamento é responsável pela cotação, avaliação, negociação e aquisição de materiais, serviços e mão de obra para uma obra.


Pode ser considerado um setor estratégico, justamente por que deve focar tanto na qualidade dos fornecedores, o que influi diretamente no desempenho da obra, como na redução de custos, que pode contribuir para aumentar a competividade das empresas.


O profissional que atua nessa área deve ser um excelente negociador e ainda entender de todos os aspectos de uma obra e ter um conhecimento sólido de finanças.

Algumas funções do setor de suprimentos:

  • Realizar compras de materiais, estudos de disponibilidade, pedidos, controle de requisição e recebimento e relacionamento com fornecedores;
  • Auxiliar na determinação da Curva ABC de materiais;
  • Determinar quando os insumos serão necessários para execução do serviço;
  • Desenvolver o plano de transporte interno e fazer o controle periódico do material armazenado;
  • Cuidar da especificação e do controle da qualidade dos materiais que entram na obra;
  • Efetuar a aquisição do material ou serviço depois de aprovar o fornecedor;
  • Manter dados e cadastros dos fornecedores;
  • Garantir a qualidade dos materiais e equipamentos, inspeções, cumprimento de padrões, controle da qualidade;
  • Fazer a inspeção do desempenho do fornecedor e verificar o status do pedido e da entrega;
  • Organizar toda a logística, incluindo o planejamento e a documentação da entrega, a verificação das remessas, percurso dos insumos, condições de segurança e cumprimento das datas de entrega;
  • Fazer o recebimento físico e seus respectivos relatórios;
  • Definir locais para descarga e estocagem de materiais de acordo com as respectivas normas de segurança e conservação dos insumos.

Quais são os benefícios da cadeia de suprimentos?

As empresas que almejam sucesso na indústria da construção civil devem ter um excelente controle da sua cadeia de suprimentos.


Ela é uma função mais do que estratégica para esse negócio, pois pode ajudar a reduzir desperdícios, diminuir a manutenção dos equipamentos e contribuir na adoção de ações mais estratégicas, planejadas e baseadas em dados.


Com a cadeia de suprimentos bem estruturada, também é possível melhorar a gestão de compras durante situações de crises, melhorar a busca por fornecedores e assegurar a qualidade do produto final.


O controle da cadeia de suprimentos é complexo, mas quando bem feito pode estar diretamente ligado aos resultados gerais das empresas e contribuir para aumentar a sua credibilidade no mercado.

AGENDE UMA DEMOConstrucompras

Conclusão

A cadeia de suprimentos é essencial para garantir que um projeto seja executado dentro do seu orçamento e do seu prazo. Por isso mesmo, seu gerenciamento eficiente é estratégico para empresas que almejam alcançar bons resultados.


Apesar de complexa, a gestão da cadeia de suprimentos pode ser auxiliada com o uso de ferramentas como ERPs e softwares de gestão de compras, como o Construcompras, da Construmarket. Com quase 15 mil cadastros, essa ferramenta ajuda na tarefa de encontrar e selecionar os melhores fornecedores para a sua obra.

Leia também:

Mapa comparativo de preços

Compliance em compras: boas práticas na construção

Compra de estruturas metálicas

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

Construcompras ferramenta digital para compra de materiais de construção.

Comece já a economizar até 30% nas suas compras.