Entenda como isso é possível com o uso de plataforma de gestão de compras!
A área de suprimentos deve ser considerada estratégica dentro das construtoras. Quando ela está bem estruturada e faz uso de tecnologias eficientes, como plataforma de gestão de compras, é capaz de contribuir para que as empresas alcancem uma economia de até 30% no custo final de uma obra.
Quer saber como? Acompanhe nesse post.
Gestão de compras: por que é tão necessária?
O primeiro passo para alcançar uma economia de até 30% no custo final da obra é contar uma excelente gestão de compras.
É fato que a construção civil é uma atividade bastante complexa e cada obra tem as suas especificidades. Cada empreendimento tem seus próprios desafios, sendo impossível replicar fórmulas para saná-los.
Por isso, contar com um departamento de suprimentos robusto e bem estruturado pode ser um grande diferencial para as construtoras.
Esse setor é responsável pela compra e o abastecimento dos canteiros de obras e deve procurar sempre as melhores compras. Claro que o fator custo é decisivo, mas observar a qualidade dos materiais e a capacidade de entrega do fornecedor também é essencial para evitar prejuízos financeiros.
O barato pode sair caro ao final de uma obra se houver problemas de abastecimento que prejudiquem o cronograma ou se o produto for de qualidade duvidosa e precisar ser substituído.
Na indústria da construção civil, a quantidade de insumos e as variáveis a serem observadas em cada compra são enormes. Quando uma empresa conta com uma gestão de compras, é possível controlar essas variáveis, maximizando os lucros e aumentando a produtividade.
É possível reduzir desperdícios, desabastecimento de estoque e aumentar a eficiência dos serviços prestados.
E como a tecnologia pode ajudar o gestor de compras?
Uma ótima gestão de compras só é possível com o apoio de ferramentas tecnológicas que possam contribuir para otimizar os processos.
A tecnologia é uma excelente aliada da construção. Com o auxílio de softwares específicos, como de gestão de compras, por exemplo, os gestores podem melhorar bastante as etapas de cotação e de aquisição de materiais.
Ao automatizar a compra, é possível reduzir as chances de erros que possam impactar negativamente no cronograma de entrega e na qualidade final da obra.
O comprador também pode ser muito mais assertivo nas suas tomadas de decisão, evitando erros que comprometem a obra.
Resumindo: uma boa gestão e o uso de softwares de compra são essenciais para reduzir em até 30% os custos totais de um empreendimento.
Redução de custos com o Construcompras
Com a plataforma Construcompras, da Construmarket, é possível economizar bastante com a aquisição de materiais.
A plataforma conta com mais de 15 mil fornecedores cadastrados e permite que o comprador indique outros para serem inseridos gratuitamente.
“Temos uma grande capilaridade e contamos com mais de 15 mil fornecedores, quando o processo tradicional envolve geralmente a participação de apenas três. Também deixamos a cotação pública para que os demais fornecedores possam nos responder, aumentando a chance de retorno e, automaticamente, a possibilidade de conseguirmos preços muito mais atrativos”, explica Fernando Taricano, gerente de contas da Construmarket.
Com o Construcompras, é possível eliminar toda a burocracia da vida do comprador. “Ele ganha muito mais tempo para negociar e pode focar em diminuir os custos. Um comprador que compra muito bem pode se certificar da qualidade do seu serviço e o software oferece parâmetros e indicativos para isso”, completa.
Saving
Ao clicar em “Melhor Compra”, o software irá abrir uma coluna que destaca os menores preços de cada fornecedor para cada item, permitindo que o comprador negocie esses valores com as empresas selecionadas.
“O comprador tem a possibilidade de chegar ao menor preço com cada fornecedor, alcançando uma grande economia. O Construcompras disponibiliza esse comparativo e dá um ponto de partido para o profissional de compras”, explica Taricano.
Com os melhores preços em cada item, ele pode chegar ao menor valor e, com esses números em mãos, pode negociar e baixar o valor total da sua compra.
“Pode ser que em uma compra ele tenha uma economia de 5%, mas em outra uma economia bastante substancial, de até 45%. No final, ele pode conseguir a redução de 30% do custo total da obra”, conta o gerente de contas.
Outra grande vantagem do Construcompras é a possibilidade de manter todas as negociações formalizadas e registradas, o que permite o acesso rápido e fácil ao histórico de compras.
Todas as negociações ficam formalizadas na plataforma. O comprador consegue se destacar com o software.
“Antes tudo era negociado por telefone e não havia registro de nada. No Construcompras, o histórico da proposta pode ser recuperado e o comprador pode mostrar como foi feita a negociação e se destacar junto aos gestores”, completa Taricano.
Conclusão
Contar com uma boa gestão e com uma plataforma de compras pode ajudar, e muito, as construtoras a reduzirem seus custos com a obra. Com o Construcompras, os compradores conseguem chegar aos melhores preços e fechar as melhores negociações, ajudando as empresas a reduzirem até 30% o custo total da obra.
TEXTO: Gisele Cichinelli
COLABORAÇÃO TÉCNICA
Fernando Taricano – gerentede contas da Construmarket
LEIA TAMBÉM: