Gestão pós-compras é fundamental para melhorar

Dois homens se cumprimentando e um ambiente de obras ao fundo.
Dois homens se cumprimentando e um ambiente de obras ao fundo.

Há quem diga que a responsabilidade do gestor de compras e suprimentos termina quando o setor encaminha a ordem de compras ou assina contrato com o fornecedor, o chamado pós-compras.

Mas, segundo o engenheiro Antonio Marcos Dias, diretor da consultoria ML Procurement, realizar uma boa gestão dos fornecedores pós-aquisição de suprimentos pode evitar impactos negativos na cadeia de produção, tanto para a equipe de obra quanto para o empreendimento, além de garantir a gestão de prazo e qualidade do fornecedor, prevendo inclusive contratações futuras.

“O ruído gerado no pós-compras pode ser tão grande e desgastante, que é fundamental que o gestor continue envolvido até a completa avaliação do fornecedor”, afirma o consultor.

O ruído gerado após a compra pode ser tão grande e desgastante, que é fundamental que o gestor continue envolvido até a completa avaliação do fornecedor. ” Antonio Marcos Dias

Equipe preparada para o pós-compras

Como a gestão pós-aquisição de produtos requer tempo e esforços, o ideal é que, a cada dois profissionais do departamento de suprimentos, ao menos um esteja concentrado nessa tarefa.

Definidas suas atribuições, esse profissional consegue gerir de maneira tranquila a atividade. “Gerenciamento pós-aquisição é até mais importante do que o próprio processo de compras”, destaca Dias.

Isso porque essa etapa subsequente gera informação sobre os fornecedores, que pode ser de grande utilidade para a próxima obra. Também permite diagnosticar melhor o fornecedor, entender suas dificuldades e antever problemas com futuras compras.

“O gerenciamento do pós-compra é um processo muito rico, base para melhorar todo o sistema de compras”, opina o consultor, para quem essa atividade retroalimenta não somente a área de compras, mas também permite dar feedback para os setores de orçamentos, contratos e, indiretamente, aos que são mais afetados pelas compras, o fiscal e o jurídico.

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Cuidados começam já na etapa de compras

Quanto maiores forem os cuidados na etapa de compras, menores os desgastes do gestor de suprimentos durante a entrega dos itens. O consultor dá o exemplo das obras de ampliação do estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Para evitar qualquer revés com a cobertura –fabricada nos Estados Unidos, num prazo curto e com logística complexa –, a equipe envolvida optou por enviar um profissional com capacitação técnica para acompanhar a fabricação, o embarque, o recebimento no Brasil e na obra.

“Constatamos que o custo do diligenciamento do fornecedor seria muito menor do que o de uma peça avariada. A partir daí, essa prática acabou se estendendo a outros itens críticos naquele e em novos empreendimentos, sem necessidade de deslocar engenheiro da obra, mas sim do departamento de suprimentos”, conta Dias.


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O gerenciamento do pós-compra é um processo muito rico, base para melhorar todo o sistema de compras. ” Antonio Marcos Dias

Pós-compras? Ainda não. Conhecendo o fornecedor de perto antes de comprar

Criar procedimentos para conhecer de perto o fornecedor é uma prática imprescindível, especialmente quando se trata de obras em regiões nas quais se está atuando pela primeira vez.

O engenheiro recomenda que, além de levantar os dados comerciais da empresa, sejam feitas visitas às suas instalações e ao chão de fábrica, com o propósito de proporcionar mais segurança ao comprador.

Além disso, é importante que o departamento faça a avaliação permanente do fornecedor durante as entregas. Ao final do fornecimento, as empresas contratadas poderão ser comunicadas sobre as conclusões a que o comprador chegou, inclusive por meio de notas de avaliação.

“A medida dá transparência à relação com o fornecedor e informação segura para uma futura contratação”, conclui Dias.

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Redação AECWEB / Construmarket


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Colaborou para esta matéria

Antonio Marcos Dias – Engenheiro civil pela Universidade Guarulhos; técnico em edificações pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e pós-graduado em Gestão de Suprimentos pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Compras Corporativas e Públicas.

Possui certificação em gerenciamento de projetos Prince2 e acumula 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Suprimentos e Gestão de Projetos nos setores industrial, engenharia, serviços e construção.

Especialista na elaboração e execução do Planejamento Estratégico de Suprimentos. Atuou em diversos empreendimentos nas áreas civil, óleo e gás, mineração, siderurgia, energia e papel e celulose. Atualmente, é diretor da consultoria ML Procurement.

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