A aquisição de materiais é uma etapa importante para o sucesso de qualquer empreendimento.
É durante o processo de compra de materiais que todos os itens e insumos necessários para a construção de uma edificação são selecionados, encomendados, faturados, pagos e entregues no local da obra.
Um processo de compra pode ser considerado eficiente quando a empresa consegue adquirir os itens com qualidade, quantidade, custo e prazos perfeitos.
A seguir, confira sete dicas para melhorar o processo de compra de materiais da sua empresa:
1. Enxergue além do preço
Ao analisar o custo de uma compra, é preciso considerar muitos fatores além do preço do produto ou do insumo em si. Uma aquisição é bem-sucedida quando acerta na especificação, no custo e no fornecedor.
Por isso, evite focar apenas no preço cotado e leve em conta variáveis importantes como disponibilidade de entrega, prazo de pagamento, confiabilidade do fornecedor, capacidade de armazenamento e de transporte e ainda os custos de descarte de cada material.
2. Aposte na segmentação das compras
Essa é uma boa dica para organizar os itens que devem ser comprados. Um critério que pode ser usado é seguir uma ordem de material com maior demanda. Assim, é possível ter uma ideia dos pedidos que são prioritários ou mais urgentes.
Segmentar a especificação da cotação também é uma prática que ajudará o comprador a obter os melhores resultados para cada item.
“Ainda é comum que as construtoras façam solicitações de materiais diversos em uma mesma requisição, o que dificulta os processos de cotação e de negociação. O ideal é segmentar a cotação por tipologia de material, filtrando as requisições na própria obra”, explica Fernando Taricano, executivo de contas da Construmaket.
3. Comunique-se claramente com o seu fornecedor
Como em toda atividade humana, a boa comunicação é fundamental no processo de negociação e de compra dos insumos para a construção civil.
É preciso que haja bastante clareza e objetividade durante a etapa de aquisição de materiais, garantindo que não haja mal-entendidos entre as partes envolvidas.
Ao comunicar-se com eficiência, é possível evitar perdas de tempo e dinheiro e ainda pensar em soluções rápidas para possíveis problemas que possam aparecer no meio do caminho.
4. Conte com parceiros confiáveis
Confiança e respeito são as chaves para ser bem-sucedido no processo de compra de materiais para uma obra. Por isso, é essencial ter muita disposição de ambas as partes para construir uma parceria forte de negócios.
Lembre-se sempre de rastrear o histórico da empresa fornecedora e checar sua confiabilidade. Preço bom é um grande diferencial, mas essa vantagem pode se diluir se o fornecedor não tiver capacidade de entregar os insumos no prazo acordado.
5. Conte com um departamento de compras bem estruturado
Cabe a esse setor encontrar todos os materiais com boa qualidade e preços competitivos, buscando as melhores negociações que permitam aumentar a lucratividade e a competitividade das empresas.
Esse departamento deve ser muito eficiente, pois ele garantirá que a produção nos canteiros esteja sempre abastecida, evitando paralisações desnecessárias, ociosidade dos funcionários e, consequentemente, perdas financeiras e atrasos.
Os profissionais de compra devem conhecer todos os processos e saber comprar focando no preço, na qualidade, nos prazos de entrega e nas formas de pagamento. Eles também devem ser capacitados para avaliar e selecionar os fornecedores de modo eficiente.
6. Adote um pensamento estratégico
A variedade de cuidados a serem adotados para tornar o processo de compra bem-sucedido é enorme, mas tudo pode ir por água abaixo se os profissionais responsáveis esbarrarem no uso de procedimentos obsoletos, como envio de e-mails, troca de mensagens de textos que se perdem ou planilhas em papel.
O ideal é pensar estrategicamente e adotar uma abordagem baseada em valor para a aquisição de materiais. Os gerentes de compras devem ser capacitados para atingir todo o potencial de economia de cada projeto.
7. Busque tecnologias adequadas
Para deixar de lado fluxos de trabalho arcaicos, aposte em tecnologias que otimizam a etapa de aquisição de materiais.
Com as ferramentas corretas, é possível conectar obra, escritório e os fornecedores, digitalizando todo o fluxo de trabalho de aquisição de insumos.
Elas permitem aos profissionais de compra substituir todos as ações manuais, melhorando o gerenciamento e o rastreamento dos fornecedores.
A tarefa de buscar, selecionar e escolher fornecedores de materiais de construção pode ficar muito mais fácil com o apoio da tecnologia.
Como o Construcompras facilita o processo de compra de materiais?
O uso de softwares de gestão de compras, como o Construcompras, da Construmarket, permite que o usuário encontre milhares de fornecedores e possa selecioná-los pela geolocalização, dentro de um raio da obra.
A plataforma conta com mais de 15 mil fornecedores cadastrados e permite que o comprador indique outros para serem inseridos gratuitamente. A equipe do Construcompras cobra as cotações dos orçamentos não respondidos, garantindo até 80% de retorno no prazo estipulado.
A proposta de cada fornecedor fica registrada no Mapa de Cotação, possibilitando a realização de contrapropostas e a negociação entre as partes.
À medida que os fornecedores respondem as propostas, o Construcompras fornece, automaticamente, um mapa comparativo de preços, atualizado com os valores, as contrapropostas e o saving.
Após definir o fornecedor, é possível fechar a compra dentro da plataforma ou por fora, caso a empresa utilize um sistema de gestão próprio.
Conclusão
O processo de compra de materiais é estratégico para as empresas que desejam se manter fortes no mercado da construção civil.
Com uma série de cuidados, é possível facilitá-lo e torná-lo ainda mais eficiente.
A plataforma digital Construcompras, o mais completo hub de plataformas digitais, conteúdo e inteligência de mercado para a construção civil, facilities e manutenção industrial do Brasil, oferece a melhor solução para otimizar a gestão de compra da sua construtora.
TEXTO: Gisele Cichinelli
COLABORAÇÃO TÉCNICA
Fernando Taricano – executivo de contas da Construmarket
LEIA TAMBÉM:
Suprimentos, a alma do canteiro
Construtoras devem conhecer práticas de responsabilidade social