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Tarjab segmenta as compras em: materiais e serviços

Entenda como a segmentação em dois grupos: materiais e serviços, pode te ajudar a não gerar a necessidade de armazenamento.
Homem trabalhando em uma obra parafusando algumas madeiras.

O objetivo de todo departamento de compras é fazer com que os materiais e serviços chegue na hora certa: sem atrasos ou antecedência – que gera necessidade de armazenamento.

De acordo com a engenheira Kelly Guilherme, gerente de suprimentos da construtora Tarjab, o setor tem como diretriz inicial o orçamento total da obra, ou seja, não pode, de forma alguma, estourar o programa de custos.

Para tentar atingir essas metas, a especialista explica que na Tarjab o departamento de suprimentos adquire 100% dos materiais para a obra, mas a compra dos serviços tem divisões.

“Alguns itens são comprados por mim com participação da diretoria. Outros pela equipe com minha supervisão”, explica. Elevadores, mão de obra de alvenaria, concreto, esquadrias, colocação de portas, granito, pintura, são considerados compra de serviços.

Outro grupo se responsabiliza pelos materiais, como aço, cimento, areia, itens de acabamento, portas e luminárias. “Sempre buscamos fechar pacotes, ativando parcerias com os fornecedores em busca de vantagens competitivas. Especificamos os produtos que estamos comprando para evitar transtornos fiscais ou de logística no momento do material ser entregue na obra”, esclarece.

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Especificamos os produtos que estamos comprando para evitar transtornos fiscais ou de logística no momento do material ser entregue na obra.

Relacionamento com fornecedores

Para Kelly a negociação envolve vários fatores. Mas o primeiro passo é procurar fornecedores que atendam as exigências de cada empreendimento.

“Existe uma especificação a ser atendida e com um grupo de fornecedores qualificados dá para montar o mapa de negociação. A prática de manter relacionamento de longo prazo com os fornecedores pode representar custo menor e maior confiabilidade, afinal, o objetivo é adquirir produtos e serviços com alta qualidade e preço baixo”, afirma.

Garantia de qualidade em materiais e serviços

Minha experiência no canteiro me permite entender e questionar, tanto o pedido vindo do canteiro, quanto o atendimento oferecido pelo fornecedor.

Na escolha dos fornecedores, o setor de suprimentos da Tarjab deve buscar várias referências sobre as empresas, como informações sobre os programas de qualidade dos quais participam, qualificação dos produtos, atendimento às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), se fazem parte do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBPQ-H) e etc.

“Buscamos montar um quadro de fornecedores que participem de suas entidades de classe. Além disso, solicitamos os laudos comprobatórios de qualidade de cada produto, o que nos dá mais segurança nas negociações. A construtora na verdade é uma montadora, que depende da qualidade e segurança dos insumos dos vários fornecedores. A garantia de um edifício é variável e precisamos ter certeza de que cada item vai atender aos padrões exigidos”, ressalta.

Qualidades do comprador de materiais e serviços

De acordo com Kelly, para ter sucesso, o profissional de compras e suprimentos deve ter algumas características básicas:

  • Saber se relacionar, pois mantém contato tanto com o público interno quanto com os fornecedores. Quando ele recebe a solicitação de compra, precisa estar apto a questionar o solicitante sobre a necessidade e oportunidade da negociação e saber avaliar se o fornecedor atende às necessidades da obra. Para tanto, precisa ser bom negociador e ter facilidade de comunicação, tanto verbal quanto escrita, pois se comunica com vários públicos.

  • Habilidade em lidar com cálculos, pois precisa administrar os gastos com os custos previstos no orçamento do empreendimento.

  • Experiência no canteiro de obras: “No canteiro aprendemos a conhecer os materiais, a sequência dos serviços, as fases da obra e as questões de qualidade. Essa experiência me permite entender e questionar, tanto o pedido vindo do canteiro, quanto o atendimento oferecido pelo fornecedor”, diz.


Redação AECweb / Construmarket


COLABOROU PARA ESTA MATÉRIA

Kelly Cristina Jovanini Guilherme – Engenheira civil formada pela Universidade Mackenzie é gerente do departamento de Suprimentos da construtora Tarjab, onde já atuou como gerente de Qualidade.

Tem cursos de pós-graduação em Negócios Imobiliários pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e MBA em Gestão na Produção de Edifícios pela Universidade de São Paulo (USP).

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