O que é saving de compras?

O que é saving de compras?

A construção civil é um mercado extremamente competitivo e com margens estreitas de lucro. 

Por isso, cabe à área de suprimentos das construtoras assegurar os melhores preços nas suas negociações, sem descuidar dos prazos de entrega e da qualidade dos insumos. 

Com bons indicadores em mãos, como o saving de compras, os compradores conseguem evitar custos extras e economizar no momento da negociação. 

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O que é saving de compras?

O saving de compras se refere às economias financeiras que uma empresa pode obter ao comprar bens ou serviços por um preço menor do que o valor que normalmente pagaria sem negociação ou sem a adoção de medidas para redução de custos.  

Ou seja, ele está relacionado com a economia de recursos financeiros obtida em uma negociação de compras, pois considera a melhor relação custo-benefício em uma aquisição. 

Com o saving, é muito mais fácil manter a saúde financeira da construtora, já que ele orienta o planejamento de compras das empresas e ajuda a reduzir despesas totais do mês, evitando gastos desnecessários.  

É um dos indicadores de desempenho mais usados pelo setor de suprimentos. Além de mostrar exatamente o quanto foi economizado em uma negociação, otimiza custos nas operações e na execução dos empreendimentos e pode impactar diretamente o preço de vendas dos imóveis.  

Diferentes estratégias podem ser utilizadas pelo setor, como a negociação de preços mais baixos com fornecedores, a busca por alternativas mais econômicas, a consolidação de compras, a adoção de compras em grande escala e a revisão de contratos existentes. 

Qual é a importância do saving de compras na construção civil?

Reduzir custos sem comprometer a qualidade e os prazos de entrega dos materiais adquiridos é uma estratégia essencial para os negócios na construção civil. Com o saving de compras, é possível chegar a essa redução e melhorar a eficiência financeira das empresas.  

A economia nas compras ajuda a aumentar a margem de lucro do projeto. Ao negociar preços mais baixos para os materiais de construção, a equipe de compras também contribui para que a obra seja concluída dentro do orçamento previsto. 

Quando esse indicador é monitorado e medido, é possível identificar oportunidades para otimizar o processo de compras e reduzir ainda mais os custos. 

Além de aumentar a competitividade das construtoras no mercado, os valores economizados com os materiais de construção podem ser investidos na atualização das tecnologias, em processos construtivos ou em outras áreas do negócio, permitindo que as empresas se destaquem ainda mais no setor. 

Conheça outros indicadores de desempenho de suprimentos

Os indicadores de compras são utilizados para medir a eficiência e a eficácia do processo de compras de uma organização.  

Esses indicadores ajudam as empresas a avaliar o desempenho de suas atividades de compras, identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões apoiadas em dados. 

Um bom gestor jamais deve dispensar o uso dos KPIs (Key Performance Indicators). Além do saving de compras, outros indicadores podem ser usados para medir o desempenho do setor de compras das construtoras. 

São eles:  

Tempo de ciclo de compras

Mede o tempo que leva desde o início do processo de compras até a entrega dos bens ou serviços; 

Índice de fornecedores

Mede o desempenho dos fornecedores em termos de qualidade, preço, prazo de entrega e atendimento ao cliente;

Taxa de conformidade do fornecedor

Mede a porcentagem de vezes em que o fornecedor atendeu às especificações do pedido; 

Evolução de preço

Ao comparar o preço atual e os preços registrados anteriormente, permite identificar efeitos sazonais e, com isso, programar o momento ideal para compra; 

Entrega no prazo

Avalia a eficiência e o comprometimento dos fornecedores;

Custo do processo de compras

Mede o custo total do processo de compras, incluindo mão de obra, sistemas e materiais; 

Nível de estoque

Mede a quantidade de estoque mantida pela organização e ajuda a identificar oportunidades para reduzir os custos de armazenamento;

Taxa de captação de compra (PO) em tempo

Mede a porcentagem de POs emitidas dentro do prazo; 

Taxa de erro do fornecedor

Mede a porcentagem de pedidos recebidos com erros ou problemas; 

Prazo médio de pagamento

Auxilia no controle do fluxo de caixa ao otimizar a relação entre pagamentos e faturamento.  

Esses indicadores podem ser usados ​​individualmente ou em conjunto para avaliar o desempenho geral das atividades de compras de uma organização e tomar decisões mais assertivas e controladas.  

Vale ressaltar que manter indicadores facilita o compartilhamento de informações do gestor da área para os demais departamentos.  

Isso porque a área de suprimentos pode gerar informações que facilitam a tomada de decisão da alta direção. Portanto, ter indicadores relevantes nesta área se torna necessário para indicar uma previsão de lucro ou de prejuízo das construtoras.  

Como as plataformas de gestão de compras podem auxiliar o comprador na cotação e na compra?

Para fazer uma gestão adequada da etapa de cotação e garantir as melhores compras, os compradores podem contar com uma excelente ferramenta: plataforma de gestão de compras da Construcompras, da Construmarket. 

Ela possibilita a esses profissionais fazer uma gestão mais adequada da etapa de cotação através do mapa comparativo de preços

O mapa comparativo de preços, também conhecido como mapa de cotação, permite registrar, comparar e acompanhar os valores apresentados pelos fornecedores e as negociações eventualmente iniciadas em relação aos itens cotados. Assim, fica muito mais fácil para o comprador conseguir reduzir preços.  

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Saving de preços

Antes de chegar ao saving de compras, ou seja, na economia obtida na aquisição, o comprador pode usar o Construcompras para obter o saving de preços na etapa de cotação.  

Basta clicar em “Melhor Compra” e o software irá abrir uma coluna que destaca os menores preços de cada fornecedor para cada item, permitindo que o comprador solicite contrapropostas dentro da plataforma e negocie esses valores com as empresas selecionadas. 

O comprador tem a possibilidade de chegar ao menor preço com cada fornecedor, alcançando uma grande economia para a construtora. Com os melhores preços em cada item, ele pode chegar ao menor valor e, com esses números em mãos, negociar e baixar o valor total da sua compra.  

Conclusão

Economizar na compra de insumos, sem perder a qualidade e os prazos, é um desafio para o setor de compras e faz toda a diferencia na estratégia das construtoras para se tornarem mais competitivas. 

O Construcompras, da Construmarket, faz o levantamento dos melhores preços de cada fornecedor de forma automática, liberando o comprador para focar nas melhores negociações.  

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